segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Educação Financeira, a quem interessa?

Estive nesse ano lendo e pesquisando bastante sobre empreendedorismo, mudança de paradigmas, pnl ... entre outros ... e um assunto recorrente era Educação Financeira. Quanto mais lia sobre, mais percebia que esse tema era tão ou mais importante do que muitos que estudei no colégio. Na verdade, é um tema tão importante que acredito ter abrangência multidisciplinar... e por isso há tantas dúvidas e confusões a respeito.

Em meio a isso tudo, me passava pela cabeça ... mas é tão natural, instintivo, "fácil", porque as pessoas não fazem? Foi quando percebi a resposta: porque não foram treinadas para isso! Simples assim. Então ficava ecoando outra pergunta ... mas a quem interessa essa pseudo-ignorância? A quem ganha dinheiro com isso ou a quem faz com que este desconhecimento seja conveniente para aumentar a "massa de manobra" que permitimos ser ... Políticos!

Não quero reinventar a roda e não tenho a pretensão de dar uma aula de matemática financeira, mas segue abaixo alguns conselhos que aprendi e que me são válidos para ter as rédeas de minha vida financeira:

1) Gaste no máximo 80% do que ganha ou produz mensalmente;
2) Invista ou guarde os outros 20% economizados;
3) Tenha todas suas contas fixas planilhadas e procure não fugir desse planejamento, salvo em emergências;
4) Dentro de seus gastos, inclua lazer ... mesmo que seja um valor pequeno, pois isso permitirá você não surtar frente aos problemas do dia a dia;
5) Entenda que cartão de crédito e cheque especial não fazem parte de sua renda ... são proteladores de dívidas, quando não, incrementadores, portanto, evite-os!
6) Nunca saia com cartão de crédito na carteira quando for a um shopping. Deixe-o em casa ... E se achar algo fantástico e muito barato ... Reserve e vá buscar no outro dia. E não o faça sem antes pesquisar se realmente aquilo é necessário, esta num bom preço e se você já não tem algo que o valha. Compras por impulso são mais comuns do que se imagina.
7) Nunca vá a um mercado, shopping e balada carente. A chance de fazer m... e se arrepender... É enorme!!
8) Só compre algo se for realmente necessário ... Ainda mais em se tratando de celulares, notebooks, etc. A chance de você agir por impulso, modismo e contribuir com a obsolescência programada é imensa.
9) Antes de gastar algo no cartão, verifique na planilha se realmente você terá verba para arcar. Todo gasto precisa ser incluído e programado de forma que sua fatura não seja uma caixa de pandora.
10) Se você não ganha tanto gostaria ... Invista em conhecimento, seja ele formal ou não formal.

Tenho muitas outras dicas, mas se você conseguir seguir só essas 10, te garanto que sua vida financeira será próspera.

Um grande beijo e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário